A busca por um sorriso perfeito é algo que tem tomado conta dos consultórios odontológicos. E, dentre os métodos escolhidos pelos pacientes o clareamento dental é um deles.
Atualmente, existem duas possíveis maneiras de realizar este procedimento. Ambas são eficazes e melhoram a coloração dos dentes, deixando-os brancos.
É necessário que o clareamento seja feito sempre com supervisão e indicação de um dentista qualificado.
O Clareamento de Consultório
É a maneira mais convencional. O dentista o faz no consultório odontológico .
O profissional aplica um gel com alta concentração de agentes clareadores, deixando-os agir por ao menos 15 minutos. Em seguida, direciona o laser.
A principal vantagem oferecida aqui é a instantaneidade por causa da alta concentração do agente clareador. Assim, os resultados são vistos mais rapidamente, já que os dentes ficam mais claros logo na primeira sessão.
Mas, para obter um melhor clareamento, o profissional pode realizar o tratamento em três sessões, que duram aproximadamente 40 minutos cada.
O Clareamento Caseiro
A principal diferença entre o clareamento feito em consultório e em casa é justamente o tempo que o tratamento demora para ser finalizado e gerar resultados!
Porém, para ser feito em casa, são utilizadas placas de clareamento, também conhecidas como moldeiras, que o próprio dentista irá confeccionar e entregar para o paciente.
Além da moldeira, o profissional fornece ao paciente o gel com peróxido de carbamida com a concentração ideal para o caso e acompanha a evolução do quadro.
Siga as recomendações do profissional quanto ao tempo e às formas de uso do gel e da placa de clareamento.
Por isso, é indispensável que o dentista supervisione o procedimento de tempos em tempos para analisar como anda o clareamento dos dentes, e, se necessário, interromper o tratamento ou passar orientações.
Independente de qual for escolhido, os resultados duram de um a três anos, dependendo dos cuidados bucais do paciente. Passado o período, pode ser feito um retoque no branqueamento, caso o dentista julgue necessário.